Márcia R. S. Ferreira

Psicóloga infanto juvenil, formada pelo Instituto Metodista em 1986. 

Abordagem Comportamental e Cognitivo Comportamental. Psicopedagoga, Hipnoterapeuta e Analista Comportamental. Facilitadora de Programas de Educação Emocional para crianças, adolescentes e Orientação de pais. Coach de crianças, adolescentes e vocacional. Contadora de histórias e livroterapeuta.
Facilitadora de oficinas de Contoexpressão e Arte Criativa.

Sempre gostei de pessoas, de ouvir, de compreender e tentar ajudar. O que observei com a profissão e com meu amadurecimento foi o quanto nós adultos poderiamos estar melhores hoje, mais equilibrados, mais satisfeitos e felizes. De que forma? Se tivéssemos uma infância livre de problemas ou se tivéssemos habilidades para lidar com os problemas, antes que tomassem proporções maiores comprometendo nossa segurança e auto estima. Escolhi me dedicar a esta fase da vida, infância e adolescência porque acredito que cuidando hoje teremos adultos mais felizes amanhã, mais resolvidos.
 
Meu trabalho é pautado nas seguintes abordagens e técnicas terapêuticas:
 
A abordagem Comportamental entende que o desenvolvimento das habilidades são determinadas por suas relações com o meio em que se encontram. Seu objetivo é observar os comportamentos e explicar como os mesmos são aprendidos. Um exemplo disso é o caso da birra em crianças, este é um comportamento aprendido. Se a criança, ao chorar, a mãe dar algo que ela goste (refrigerante, colo) o comportamento da criança é reforçado e o choro tende a se repetir, levando a um hábito, mas caso seja repreendida, o comportamento tem menos chance de acontecer novamente.
Na abordagem cognitivo comportamental (TCC) busca -se identificar os sentimentos e padrões de pensamento que estão por trás de cada comportamento que traz sofrimento. Entende-se 
que o pensamento irá gerar um sentimento e automaticamente o comportamento será influenciado. Portanto, nesta abordagem aprofundamos a busca por crenças centrais e histórias que levam o indivíduo se comportar de determinada maneira.
O que distingue estas abordagens de outras formas de psicoterapia são o tempo reduzido e a eficácia comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas de transtornos emocionais, como depressão, transtornos de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, fobias, pânico, hipocondria, transtorno obsessivo-compulsivo), transtornos alimentares, dificuldades interpessoais tanto para adultos, crianças e adolescentes.
O programa de educação emocional (Jornada das Emoções), visa trabalhar as emoções de crianças e adolescentes, através de atividades lúdicas. Ele foi carinhosamente desenvolvido para auxiliutilizá-los a reconhecer e a compreender as suas emoções e a buscar maneiras mais assertivas de expressá-las.
Crianças com preparo emocional têm menos problemas de comportamento; relacionam-se melhor com amigos; aoresentam melhor desempenho intelectual; desenvolvem mais suas habilidades; são menos propensas à violência; se comunicam melhor; são confiantes e otimistas e desenvolvem empatia pelo outro.
O Programa de Orientação de Pais e Mães é um trabalho terapêutico e educativo com o propósito de avaliar com pais e/ou cuidadores sobre as maneiras como interagem e aplicam regras aos filhos, com objetivo de auxiliar a criança se tornar um adulto capaz de lidar com o mundo é seus desafios. O programa é em grupo, acontece em 12 encontros presenciais ou online e visa capacitar os pais para que possam educar seus filhos com propósito, prevenindo e/ou modificando os comportamentos indesejados.
Conto expressão trata-se de um recurso terapêutico, é a arte de compartilhar, provocar e despertar conhecimento de forma sensorial e simbólica através de contos. É uma técnica que busca produzir mudanças de pensamento, que culminarão em mudanças de conduta, auxiliando o ser humano no árduo processo de buscar uma melhor versão de si.
As Oficinas Criativas, são também um recurso terapêutico com técnicas de expressão artística, com o propósito de liberar sentimentos e melhorar estados de sofrimento psíquico.
A hipnoterapia é um recurso que utiliza o foco e a concentração. Sua principal finalidade é trazer resultados, utilizando também técnicas que envolvem a psicologia e a programação Neurolinguística.

  • Facebook
  • Instagram

13 997329593

11  991043291

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now